Logomarca Fred Pinheiro Joalheria de AutorPor muitos anos eu me preparei para ser artista. Fiz cursos de desenho, pintura e escultura. No entanto, quando conheci a arte da joalheria artesanal descobri que através deste ofício eu poderia me expressar.

A joia contemporânea é antes de tudo uma joia pela criatividade. Ela vale pelo que ela é — não por usar metais nobres e ou pedras preciosas. Por isso, trabalho com vários materiais. Claro que o material utilizado tem seu valor. Um grama de ouro tem seu preço de mercado em qualquer parte do mundo, mas na joalheria contemporânea uma joia não “vale quanto pesa”, vale pela inovação e pelo design.

Tento entregar aos meus clientes mais que metal ou pedra. Ouro, topázio, citrino, prata e água marinha são apenas materiais a serviço da minha criação em comunhão com o desejo do cliente. 

Sobre meu processo criativo, para materializar uma ideia de joia eu faço um esboço à mão ou realizo um projeto no computador. Também posso criar uma joia de maneira mais intuitiva. Na bancada e com uma ideia na cabeça e o metal nas mãos, vou forjando as formas, dialogando com os metais, argumentando com as pedras até que a peça tome a forma definitiva — não raro o resultado nada tem a ver com a ideia original. É um momento onde a criação que está no plano abstrato se materializa.

Tento transpor para a joia o que pensava fazer como artista plástico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s