Fotografia_pulseira_jacare_fred_pinheiro
Pulseira em prata 950 envelhecida e borracha

Uma das grandes vantagens de se encomendar sua joia ao invés de comprar pronta é a possibilidade de personalização.

Muitas pessoas não estão familiarizadas com isso e não sabem bem como esse processo acontece. A personalização ou cocriação de uma joia pode acontecer basicamente de três formas: a primeira, mais simples e também mais comum é quando o cliente gosta de um dos modelos já existentes, mas deseja fazer algumas modificações para que fique totalmente ao seu gosto.

Nesse caso ele irá escolher o metal, pedra e até interferir no design da joia sugerindo alterações. A segunda possibilidade é quando ele já possui uma ideia do que deseja e pede que seja feito um desenho a partir do que imagina. Nesse caso, a joia vai sendo criada simultaneamente por mim e pelo cliente. Desenhos vão sendo elaborados tendo como ponto inicial o desejo do cliente. Assim vou sugerindo alterações baseado na minha experiência do que é viável do ponto de vista técnico, da usabilidade e até mesmo relacionado ao custo de produção.

Brincos Òrbita
Imagens de projeto de brincos desenvolvido para uma cliente e a fotografia do resultado

A terceira possibilidade, mais abstrata e complexa, é quando o cliente deseja expressar alguma emoção, sentimento, representar alguma data ou acontecimento e uma série de outras coisas praticamente infinitas.

Nesse caso, tento em um primeiro momento conversar bastante, seja presencialmente ou através de e-mail e mensagens e dessa forma tentar entender o que ele deseja. Captar sentimentos, emoções, significados e tudo relacionado com aquele momento.

Trata-se de um desafio. Para alcançar o objetivo é preciso estabelecer uma parceria com o cliente e sentir o que ele está sugerindo para materializar uma joia que contém a própria emoção e história do cliente.

Quando conseguimos isso é uma sensação de realização para ambas as partes. Sei que o cliente não quer uma joia apenas, quer materializar e dar forma a uma emoção. Por isso, um anel, brinco ou qualquer outra joia torna-se algo único e exclusivo não só nas suas formas, mas também pelo significado.

Em todas as três situações citadas o mais importante é a parceria que estabeleço com o cliente. E a partir desse ponto, juntos, criamos algo totalmente de acordo com o que ele imagina e deseja. Com certeza o nível de satisfação de quem compra uma joia dessa forma é infinitamente maior.

Muitas vezes todos esses processos acontecem a distância e o contato se dá por e-mails, telefonemas e mensagens. As joias podem ser enviadas para qualquer localidade do Brasil e também para o exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s