Print programa 3D com as diversas perspectivas de um anel sendo criado
Print programa 3D com as diversas perspectivas de um anel sendo criado

Muitas vezes percebo na maioria das pessoas e clientes um total desconhecimento sobre o processo criativo e produtivo de uma joia. Vou tentar aqui dar uma ideia de como isso acontece.

Tudo se inicia com uma ideia, algo abstrato na cabeça do designer e essa ideia precisa ser depurada, trabalhada antes de ganhar forma.
Precisamos definir o que será e como será usada. Se é um brinco: quantos centímetros terá? Terá gancho ou pino? Será pendente ou ficará justo na orelha? Estes são algumas questões iniciais.

No caso de anéis, pulseiras e colares há outras perguntas a responder como qual o peso? Como a joia irá se adaptar ao corpo? Por vezes podemos até imaginar com que tipo de roupa e ocasião a peça será usada. Definimos o metal, decidimos se terá pedra preciosa ou não e, também, qual aspectos que no final irão determinar não só o resultado, mas também todo processo de fabricação.

Anel sendo soldado
Anel sendo soldado

De posse de chapas e fios do metal previamente escolhido, colocados nos tamanhos e espessuras que o desenho criado exige vamos à bancada, o local onde é executado todo o trabalho artesanal com todo o material e todas as ferramentas que serão utilizadas. Separamos as pedras que serão colocadas na peça e as soldas. Damos início ao trabalho de moldar, cortar, fundir, soldar o metal dando a ele a forma imaginada pelo joalheiro.

O processo de produção de uma joia envolve diversas técnicas — algumas muito antigas e outras inovadoras, como o caso das soldas à laser. A escolha depende do resultado desejado e também da forma de trabalhar de cada um.

Serrando o metal
Anel sendo serrado

Aos poucos joia vai ganhando forma e, não raro, aparecem problemas e questões não previstas que exigem habilidade, criatividade e capacidade de se adaptar. Também pode acontecer que o design proposto seja modificado em função de imprevistos. Uma pedra que se quebra, um brinco que ficou mais pesado do que o planejado o que pode inviabilizar seu uso.

Há também questões orçamentárias como um uso excessivo de metal e logo um preço mais alto não só de fabricação como também de venda.

É um trabalho que exige dedicação. O trabalho da produção da peça pode durar de horas até dias — depende da complexidade da joia artesanal executada.

Depois de fios e chapas cortados, moldados, soldados partimos para a fase de acabamento, mas já com a joia em mãos e uma ideia clara do qual será o resultado final. A partir deste ponto, vamos limar, lixar e polir. Tirar todas as farpas e rebarbas, eliminar imperfeições, uniformizar a superfície e, por último, colocar as pedras preciosas — se for o caso. Feito isso dá-se um último polimento e, em alguns casos, a joia segue para um banho de ouro ou rodio onde ganhará sua aparência final.

Polindo uma joia
Polimento de uma joia

Com a peça pronta e completa nas mãos, o joalheiro já pode entregar a joia ao seu cliente ou colocá-la à venda.

Tudo isso foi dito de forma abreviada e evitando detalhes técnicos, mas espero ter conseguido dar uma ideia do que processo criativo e criativo relacionao à confecção de uma joia.

É bom destacar que, antes de começar, o metal já havia sido fundido e ligado para atender as necessidades do uso na joia (expliquei isso neste post).

Da ideia ao resultado final seguiram-se muitas horas ou dias de trabalho. Seja criando, preparando, executando e dando acabamento. O resultado final dos seu trabalho é uma joia nas suas mãos e na sua casa. Solicite orçamento de uma joia exclusiva!  

Salvar

Um comentário em “Como se faz uma joia contemporânea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s