Com a missão de ajudar na organização e selecionar o que havia de melhor na joalheria contemporânea brasileira, fui convidado pelo meu amigo e também joalheiro e designer Caio Vaz para colaborar na I Mostra Darcy Penteado de Arte.

A exposição que reuniu pintura, escultura e joalheria aconteceu em 2003 no Museu Brasileiro de Escultura – MUBE, em São Paulo.

capa-catalogo-mube
Capa catálogo Primeira Mostra Darcy Penteado de Arte

A mostra era parte de um projeto cultural da Galeria Cassiano Araújo. Nesta primeira edição, em 2003, tinha como tema a Sexualidade.  O propósito do projeto era homenagear o pintor, desenhista, ilustrador e cenógrafo Darcy Penteado e apresentar uma retrospectiva do artista plástico e suas obras na sua última edição, em 2006.

Junto com a Galeria Cassiano Araújo, responsável pela realização do evento, Caio Vaz e eu selecionamos os joalheiros e designers para o exposição de joias. Entre eles, Caio Mourão, Salvador Francisco e Reny Golcman. Na ocasião, expus o colar “Equilíbrio”, criado especialmente a mostra que também constou no catálogo que hoje é considerado uma raridade.

primeira-mostra-darcy-penteado-de-arte-materia-folha
Matéria na Folha Ilustrada sobre a Primeira Mostra Darcy Penteado de Arte

A exposição tornou-se um marco na minha carreira porque foi realizada pouco depois da minha chegada a São Paulo e contribuiu para a minha inserção no mercado de joalheria e design na principal capital econômica do país.

Este foi principal evento do qual fiz parte naquela época, sobretudo pela enorme repercussão que culminou na inauguração da Psicose Joias, minha loja na Vila Madalena.

pagina-fred-pinheiro-catalogo-mube-detalhe
Página de Fred Pinheiro no catálogo da Primeira Mostra Mostra de Arte Darcy Penteado

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s