entrada-loja-psicose-joias-vila-madalena
Entrada da Psicose Joias na rua Harmonia, na Vila Madalena, em São Paulo.

Em 2001, após me mudar do Rio de Janeiro para São Paulo, comecei a me estabelecer como joalheiro na cidade. Isso aconteceu após ajudar a organizar e integrar a I Mostra Darcy Penteado de Arte. Depois da exposição, surgiu a oportunidade de abrir uma loja na Vila Madalena.

Para concretizar o negócio, apliquei em parte os conceitos que já eram comuns na Galeria Plural, minha primeira loja em Ipanema, no Rio, sobre a qual já escrevi anteriormente.

Diversos designers de joias foram convidados para integrar a loja — alguns já conhecidos e estabelecidos e outros em fase inicial de carreira. Tinham em comum a inovação, a criatividade e qualidade de execução do trabalho.

Situada em São Paulo, mais especificamente na rua Harmonia, a Psicose Joias já no seu primeiro ano de existência foi escolhida como loja revelação da Vila Madalena pela revista Isto É. O bairro onde se situava a loja de joias de autor, abriga até hoje uma concentração ímpar de ateliês e centros de exposições artísticas, além de escolas de música e de teatro.

vitrine-loja-psicose-joias-vila-madalena
Vitrine frontal da Psicose Joias na Vila Madalena, em São Paulo

A Psicose Joias tinha uma peculiaridade, algo incomum não só em joalherias, mas também no comércio em geral na época e que atraía muito a atenção dos clientes: oferecia um ambiente totalmente integrado. A exposição de joias, a administração e o ateliê (onde eram executadas nossas joias) eram ambientes totalmente abertos ao cliente que transitava com liberdade por entre eles.

Os clientes adoravam ter a possibilidade de ver as peças sendo fabricadas, e/ou ajustadas de forma a atenderem suas necessidades e expectativas.

Na Vila Madalena encontramos um ambiente extremamente fértil para colocar essas ideias em prática e o público correspondeu de acordo prestigiando o trabalho de joalheria artesanal.

Diversos designers de joias passaram pela vitrine da Psicose Joias na Vila Madalena e sem eles esse projeto não teria sido possível. Minha passagem por São Paulo foi um balão de ensaio que me permitiu o aprendizado e ter a segurança necessária para em uma segunda etapa — a abertura de uma loja em Búzios, no Rio de Janeiro.

A mudança era a realização do desejo de um projeto maior e também a realização de um sonho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s